Avaliação Infantil e Adolescente
Investigação do funcionamento cerebral (cognitivo, comportamental e emocional).
Promovemos uma imagem detalhada do quão bem estão as funções cerebrais e quais são as dificuldades específicas relacionadas a cognição e emoções.
Abordaremos pontos fortes e fracos do paciente quanto à realização de atividades pessoais, aprendizagem e vida independente. Além de ajustes e adaptações que possam ser necessários para otimizar o dia a dia.
Indicações
Funções Investigadas
Questões Frequentes
Qual a duração da avaliação ?
* Avaliação Psicológica – 5 encontros.
* Avaliação Psicopedagógica – 5 encontros.
* Avaliação Neuropsicológica – 5 encontros.
* De 45 minutos cada encontro.
* Sempre é necessário avaliar para fazer analise funcional do caso depois plano terapêutico
Qual a diferença da avaliação psico e neuro ?
Podemos verificar desde o início do século XX duas vertentes paralelas no estudo da cognição humana. A primeira esteve relacionada a psicologia das diferenças individuais e a psicometria tradicional. Já a segunda se manifestou a partir de esforços multidisciplinares que culminaram com o surgimento da neuropsicologia. Essa segunda vertente se ocupou principalmente da identificação e caracterização de sistemas cognitivos específicos e sua correlação com a atividade do sistema nervoso.
Enquanto a abordagem proposta pela psicologia das diferenças individuais direcionava seu foco para a análise de desempenho de grandes amostra de participantes saudáveis, valendo-se de instrumentos geralmente construídos a fim de maximizar a variabilidade de desempenho, a neuropsicologia desenvolveu métodos relacionados ao estudo de pacientes com lesão ou outras alterações morfofuncionais no sistema nervoso central com atenção a manifestação dos sintomas cognitivos, sobretudo as diferenças apresentadas entre o paciente avaliado, paciente com outros tipos de lesões e sujeitos do grupo controle saudável (sem lesões ou alterações morfofuncionais no sistema nervoso central) em tarefas mais simples e de natureza quasi-experimental.
Quando é necessário ?