A neuropsicologia tem oferecido importantes contribuições a teoria cognitiva e tem se tornado parte fundamental da psicologia.
A neuropsicologia estuda as relações entre cognição e comportamento e a atividade do sistema nervoso tanto em condições normais quanto patológicas ela dedica-se ao estudo dos distúrbios cognitivo e emocionais.
A neuropsicologia tem 3 objetivos principais:
- Estudo das relações entre os processos psicológicos e a organização do sistema nervoso.
- Objetivo clinico, com o desenvolvimento e a aplicação de procedimento de diagnóstico neuropsicológico.
- Objetivo aplicado, com a criação e a aplicação de procedimentos de reabilitação em caso de alterações das funções neurocognitivas e comportamentais tais como: atenção, memória, percepção, organização de pensamento, comportamento disfuncional e outros.
O comportamento pode ser conceitualizado em três grandes sistemas funcionais:
- Funções cognitivas: que envolve o aspecto do comportamento relacionado ao processamento de informação.
- Funções perceptivas: memória, pensamento e funções expressivas além das variações de atividade mental.
- Funções executivas: Capacidade do sujeito engajar-se em comportamento independente, proposital e outro regulado.
Avaliação neuropsicológica envolve o estudo intensivo do comportamento por meio de entrevistas, questionários e testes normatizado que permitam mensurar desempenhos relativamente precisos das diversas condições de funcionamento cerebral que podem ou não estar sendo afetadas.
Psicologia: É o estudo cientifico dos processos mentais e do comportamento do ser humano e as suas interações com o ambiente físico e social.
Avaliação Psicológica trata-se de um conjunto de recursos a nível teórico e metodológico que auxiliam o psicólogo no estudo da personalidade e de outras funções cognitivas do sujeito
Psicopedagogia é uma área voltada para a análise e diagnóstico de crianças, jovens e adultos com dificuldade no processo de aprendizagem, tendo em caráter preventivo e terapêutico.
Avaliação psicopedagógica tem como objetivos identificar e mensurar quais são as dificuldades de aprendizagem que a criança ou adolescente apresenta na escola bem como desenvolver técnicas que auxiliem em tais dificuldades.